Competitividade global 茅 tema de encontro em Vit贸ria

Publicado em:

Palestrantes:聽
Jos茅 An铆bal (presidente do ITV)
Mansueto Almeida (economista, t茅cnico do Ipea)

Tema: Competitividade do Brasil em Mercados Globais

O Instituto Teot么nio Vilela (ITV) e o PSDB-ES realizaram, na sexta-feira (13/11), em Vit贸ria, o encontro regional “Caminhos para o Sudeste”, com o tema “Competitividade Brasileira em Mercados Globais”. O evento integra as comemora莽玫es dos 20 anos do ITV.

Um dos palestrantes do encontro, o economista e t茅cnico do IPEA, Mansueto Almeida, falou que a crise econ么mica brasileira decorre da total falta de confian莽a de empres谩rios, investidores e sociedade no atual governo. “O governo n茫o consegue nos mostrar o que vai fazer. O ministro fala uma coisa e a presidente outra. Todo dia surgem d煤vidas se o ministro da Fazenda vai continuar ou n茫o. Os senadores do pr贸prio partido do governo o criticam. Como esperar apoio de outros partidos para aprovar as medidas de ajuste propostas pelo governo? As pessoas n茫o confiam na presidente.”Mansueto afirmou tamb茅m que o Brasil vai passar pela pior recess茫o desde a d茅cada de 80.

“A culpa da recess茫o brasileira n茫o 茅 do resto do mundo. Desde 1900, o Brasil s贸 teve queda de PIB em dois anos consecutivos em 1930 e 1931. Nosso PIB esse ano deve encolher 3% e possivelmente vai cair o mesmo percentual no ano que vem tamb茅m, enquanto o resto do mundo tem crescido entre 3 e 3,5%. Teremos uma d茅cada perdida em termos de crescimento do PIB e produ莽茫o da economia.”A “pol铆tica econ么mica diferente e voluntarista” adotada pelos governos do PT a partir de 2005 foi a grande respons谩vel pelo desarranjo das contas p煤blicas, segundo o mestre em economia. “O PT come莽ou a aumentar brutalmente os gastos de uma forma n茫o sustent谩vel. Come莽ou a oferecer financiamentos sem crit茅rios, deu muitos subs铆dios e desonera莽玫es. De 2007 a 2014, o governo aumentou sua d铆vida em 500 bilh玫es de Reais para mandar recursos ao BNDES e subsidiar empresas que n茫o precisavam”.

“Agora, o governo est谩 reduzindo investimentos, j谩 cortou 24 bilh玫es de Reais, e quer aumentar impostos – como a CIDE e a recria莽茫o da CPMF. Nossa carga tribut谩ria j谩 茅 maluca e desigual. N茫o avan莽amos nada em reforma tribut谩ria. O governo est谩 perdido. Acreditava que pra ter desenvolvimento e crescimento era s贸 bater na mesa e ser voluntarista”, complementou.

A delicada situa莽茫o das estatais brasileiras tamb茅m foi tema da palestra. “N茫o se controla infla莽茫o segurando pre莽o聽de gasolina e conta de luz, isso quebra as estatais. A Petrobras 茅, hoje, a empresa mais endividada do mundo. Para equiparar a d铆vida dela com a de outras petroleiras do mundo, teria que dobrar o pre莽o da gasolina. Em 2012, o governo mudou tamb茅m todas as regras do setor el茅trico e quebrou a Eletrobras. S茫o erros econ么micos triviais”, ponderou Mansueto.Mesmo diante do cen谩rio atual, Mansueto mostrou otimismo quanto ao futuro de longo prazo do Brasil e apontou o caminho que deve ser seguido daqui pra frente. “Quando comparamos o Brasil com os outros grandes emergentes, nos destacamos. Temos uma democracia plena, com liberdade de express茫o, partidos pol铆ticos fortes. Sou otimista quanto ao futuro do Brasil. O que precisamos 茅 de um governo com um compromisso muito claro em cima de um plano de a莽茫o e esse governo n茫o tem propostas claras.

Temos que dar seguran莽a aos investidores, 茅 muito ruim ficar mudando as regras toda hora, e recuperar a confian莽a”.”S贸 vamos sair da crise se o pa铆s voltar a crescer. A recess茫o deve se agravar e o governo vai precisar reunir um grande apoio pol铆tico para aprovar as medidas que pretende, nenhum economista vai resolver isso”, concluiu Mansueto.

Com Dilma n茫o d谩
Em sua palestra, o presidente do ITV, Jos茅 An铆bal, tamb茅m afirmou que, apesar do atual cen谩rio, 茅 poss铆vel ser otimista com rela莽茫o ao Brasil, porque o pa铆s soube aproveitar boas oportunidades de crescimento desde a redemocratiza莽茫o. Entretanto, essa retomada n茫o incluiria a presidente Dilma Rousseff. “Ela n茫o governa. Precisamos encarar os problemas e agir, mas Dilma n茫o tem condi莽玫es para isso”, disse.

Jos茅 An铆bal, presidente do ITVJos茅 An铆bal citou alguns momentos em que foi poss铆vel o Brasil aproveitar as oportunidades. “Tivemos uma Constitui莽茫o generosa e, depois do impeachment, tivemos novamente sorte: um presidente que compreendeu a necessidade de reformas, de recupera莽茫o econ么mica, de emancipa莽茫o da infla莽茫o. A铆, surgiu o Plano Real”, disse. Nos governos do PSDB, destacou An铆bal, houve universaliza莽茫o da educa莽茫o e da sa煤de, al茅m de avan莽os sociais com programas como o Bolsa Escola, o Programa de Erradica莽茫o do Trabalho Infantil (PETI) e o Vale-g谩s.”Tamb茅m fizemos as reformas estruturantes, sempre, pelo caminho do Parlamento. Aprovamos a Lei do Petr贸leo, que fez a Petrobras crescer, sempre debatendo com o Congresso. Mas esse governo faz o contr谩rio. E a regress茫o vem sendo exponencial” , afirmou Jos茅 An铆bal, citando o exemplo da MP do Setor El茅trico. “Foram apresentadas 400 emendas, mas nenhuma foi aceita. E o resultado est谩 a铆: todos os meses os brasileiros recebem a visita de Dilma por meio do aumento na conta de luz”, disse.

“Agora tamb茅m estamos com juros a 14,5% ao ano. Mas essa taxa incide mensalmente para aquelas pessoas que usam moedas alternativas, como cart茫o de cr茅dito e cheque especial. E hoje temos que 50 milh玫es de fam铆lias est茫o adiando pagamentos”, relatou o presidente do ITV. “Al茅m disso, h谩 forte perspectiva de aumento do desemprego tamb茅m no pr贸ximo ano”, completou.”Mas o fato de o governo do PT ter desperdi莽ado a bonan莽a da primeira d茅cada p贸s-real e reformas n茫o impede que sejamos otimistas. O Brasil est谩 acostumado a renascer das cinzas. O mundo quer a volta do crescimento no pa铆s. S贸 que, com Dilma, n茫o vejo como”, concluiu.

Falta de confian莽a e de investimentos
O presidente do Banco de Desenvolvimento do Esp铆rito Santo, Luiz Paulo Vellozo Lucas, baseou sua reflex茫o em tr锚s pontos b谩sicos: enfraquecimento do Real, esgotamento dos investimentos p煤blicos e privados e crise energ茅tica. “A primeira reflex茫o a se fazer 茅 a falta de confian莽a no governo federal. E pelo cronograma brasileiro, essa crise deve durar at茅 as elei莽玫es de 2018. As regras podem ser boas ou ruins, mas a falta de confian莽a em quem est谩 cuidando do interesse coletivo 茅 preocupante”, apontou Luiz Paulo.”Ainda esbarramos na quest茫o da competitividade, por causa da desvaloriza莽茫o do Real. Tudo o que foi feito 20 anos atr谩s foi perdido nos 煤ltimos anos. O segundo elemento 茅 o esgotamento dos investimentos p煤blicos e privados. Por fim, h谩 a quest茫o da energia. O pre莽o da energia 茅 muito alto”, destacou Luiz Paulo.

Encarar a crise

O vice-governador do Esp铆rito Santo, C茅sar Colnago, destacou a necessidade de encarar a crise atual e at茅 aquelas que poder茫o atravessar os caminhos dos brasileiros. “O Esp铆rito Santo 茅 exportador e, embora tenha sofrido com o fim do Fundap, perdas no ICMS e nos royalties, logo que assumimos o Governo, criamos o Comit锚 de Gastos e come莽amos os ajustes” disse. Outro ponto considerado fundamental por C茅sar Colnago 茅 o investimento na educa莽茫o. Ele citou a experi锚ncia da Escola Viva, implantada pelo governo capixaba.

Colnago tamb茅m destacou o problema da crise h铆drica e o que o governo estadual tem feito para contorn谩-lo. “Estamos investindo na recupera莽茫o dos rios Santa Maria da Vit贸ria e Jucu. Tamb茅m estamos acompanhando a quest茫o do impacto ambiental e recupera莽茫o dos leitos”, disse.

Favorecimento da impunidade
O deputado federal Max Filho fez um resumo da semana legislativa e lamentou a aprova莽茫o de regras que favorecem a impunidade. “A semana come莽ou com a aprova莽茫o da bonifica莽茫o da outorga sobre a energia. Esse 茅 o nome chique para dizer que o Governo avan莽ou sobre bolso do brasileiro permitindo o aumento da tarifa de energia”, afirmou o parlamentar, criticando ainda a aprova莽茫o da MP que permite a repatria莽茫o de valores. “Isso nada mais 茅 que permitir a entrada no pa铆s de dinheiro il铆cito. V茫o pagar um imposto e deixar livre quem promoveu evas茫o de divisas, sonega莽茫o”, assinalou.

Vice-governador C茅sar ColnagoO Encontro Regional “Caminhos para o Sudeste – Competitividade Brasileira em Marcados Globais” foi comandado pelo presidente estadual do ITV no Esp铆rito Santo, Ant么nio Marcus Machado, que destacou a import芒ncia do evento promovido pelo Instituto. “Vamos fazer outros encontros como este, no interior do estado, ouvido as pessoas, para que suas contribui莽玫es fa莽am parte das propostas que o PSDB apresenta”, disse.

Ponto de vista

脷ltimas postagens

Instituto Teot么nio Vilela: SGAS 607 Bloco B M贸dulo 47 - Ed. Metr贸polis - Sl 225 - Bras铆lia - DF - CEP: 70200-670