< VOLTAR

‘Quadro da economia é de depressão’

Fonte: O Estado de S. Paulo
em 11 de Abril de 2016

A economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, diz que o quadro da economia brasileira é muito grave. Para ela, além da piora momentânea, o crescimento futuro do Brasil está sendo prejudicado. “Existe um quadro de tal fragilidade da economia que não se trata apenas de demanda recuando. O País está machucando a oferta, machucando o potencial de crescimento de longo prazo, que é o que define uma depressão”, afirma.


 


 


Doutora em economia pela USP, Zeina acredita que é preciso resolver o nó político e definir uma agenda de reformas para o País. A seguir, os principais trechos da entrevista concedida ao Estado.


 


Qual é o quadro atual da economia brasileira?


 


É muito preocupante. A origem da crise é a questão fiscal. Ela desestruturou a nossa macroeconomia e jogou o País numa recessão. Como é que o País vai crescer se existe uma dúvida em relação à dinâmica de dívida? Como é que o Banco Central vai cortar juros se a inflação não cede ou cede lentamente? São erros que fomos acumulando ao longo dos últimos anos. Tudo isso é muito preocupante, pois o que estamos vendo não é mais um ciclo econômico normal na economia brasileira. A gente está vendo uma coisa mais grave.




LEIA MAIS