Vit贸ria do Brasil

Publicado em:

Eleitores expressam, de forma inequ铆voca, confian莽a no modo tucano de governar e fazer pol铆tica, consolidando uma tend锚ncia e uma ideologia que v锚m se fortalecendo desde 2014

Os resultados das elei莽玫es municipais conclu铆das no domingo聽expressam uma consider谩vel mudan莽a de rumos no pa铆s. Os brasileiros foram 脿s urnas dizer que querem novas formas de fazer pol铆tica, a recupera莽茫o de valores que vinham esquecidos nos 煤ltimos tempos e a preval锚ncia do interesse p煤blico sobre projetos partid谩rios de poder, pondo fim ao que foi a marca das gest玫es do PT.

 

Das elei莽玫es, o PSDB emergiu como o principal vitorioso nas escolhas de prefeitos e vereadores. Ontem, o partido venceu em 14 dos 19 munic铆pios onde concorreu neste segundo turno.

Entre as capitais, triunfou em 5 das 8 onde disputou neste domingo: Bel茅m, Macei贸, Manaus, Porto Alegre e Porto Velho. Elas se juntam a S茫o Paulo e Teresina, o que perfaz total de sete capitais sob gest茫o tucana a partir de 1.掳 de janeiro de 2017. O partido manteve as quatro capitais que havia conquistado em 2012.

No c么mputo total, o PSDB tornou-se vencedor em 807 munic铆pios brasileiros nestas elei莽玫es, o que representa alta de 16% em rela莽茫o aos resultados de 2012. Foi o melhor desempenho desde 2004.

Nestas 807 localidades vivem 48,8 milh玫es de pessoas. Ou seja, praticamente um em cada quatro brasileiros estar茫o sob governos do PSDB a partir de janeiro de 2017. Nenhum outro partido ter谩 tamanha popula莽茫o sob a sua responsabilidade. O partido tamb茅m vai administrar or莽amentos que somam R$ 166,2 bilh玫es.

No grupo das 92 cidades com mais de 200 mil eleitores, o PSDB sagrou-se vencedor em 28, praticamente um ter莽o. Neste segundo turno, os 19 candidatos tucanos obtiveram 4,1 milh玫es de votos. Na primeira rodada, os tucanos que disputaram prefeituras haviam recebido 17,5 milh玫es de votos.

Num balan莽o geral, os resultados das elei莽玫es municipais demonstram que, na primeira oportunidade em que o eleitorado p么de escolher seus governantes depois de encerrado o ciclo do PT, escolheu massivamente o PSDB.

O partido de Lula, Dilma e Jos茅 Dirceu sai destas elei莽玫es praticamente dizimado. Ontem, foi derrotado em todos os sete segundos turnos de que participou; no c么mputo geral, viu seu espectro de poder municipal baixar de 638 para 254 cidades.

Com os votos dados nestas elei莽玫es, os brasileiros expressaram, de forma inequ铆voca, confian莽a no modo tucano de governar e fazer pol铆tica, consolidando uma tend锚ncia e uma ideologia que v锚m se fortalecendo desde as elei莽玫es presidenciais de 2014.

Os 807 tucanos eleitos pelo Brasil afora t锚m agora a responsabilidade de honrar o voto depositado nas urnas, ajudar o Brasil a reconstruir sua trajet贸ria e superar a destrui莽茫o patrocinada pelo PT. H谩 todo um pa铆s 脿 espera de novos e melhores caminhos. M茫os 脿 obra.

– Carta de Formula莽茫o e Mobiliza莽茫o Pol铆tica N潞 1469

Ponto de vista

脷ltimas postagens

Instituto Teot么nio Vilela: SGAS 607 Bloco B M贸dulo 47 - Ed. Metr贸polis - Sl 225 - Bras铆lia - DF - CEP: 70200-670