No P贸 da Estrada

Publicado em:

Economia exibe sinais in茅ditos e, em alguns casos, surpreendentes de melhora. Pa铆s come莽a finalmente a deixar para tr谩s o imenso estrago promovido pelos governos do PT

Pode ainda parecer pouco, mas h谩 muito tempo n茫o sa铆a uma fornada t茫o recheada de indicadores positivos apontando ares melhores na economia brasileira. N茫o 茅 nada trivial retirar a atividade do abismo em que foi colocada pelo PT, mas o pior da crise patrocinada por Lula, Dilma & Cia est谩 ficando na poeira.

A atividade come莽a a reagir de forma mais disseminada, com efeitos positivos tamb茅m onde a recupera莽茫o mais precisa ser sentida: na gera莽茫o de empregos. Vendas no聽varejo聽est茫o em alta, assim como a聽ind煤stria聽e os聽servi莽os, sempre de acordo com as pesquisas conjunturais feitas pelo IBGE. Falta ainda os investimentos reagirem.

Poder茫o ser suficientes para decretar a estabilidade do PIB no segundo trimestre, mais ou menos em linha com a leve alta de 0,25% que o Banco Central聽divulgou聽ontem. No entanto, ainda s茫o cisco perto do estrago que precisamos superar: s茫o mais de 7% de retra莽茫o do PIB e perda de mais de 10% da renda m茅dia dos brasileiros acumulados ao longo de tr锚s anos.

Qualquer crescimento econ么mico neste ano j谩 ser谩 feito not谩vel. Com as proje莽玫es se concentrando em torno de uma alta de 0,3% a 0,5% na economia at茅 dezembro, trata-se de uma recupera莽茫o de cerca de quatro pontos do PIB em apenas um ano. At茅 a distribui莽茫o de renda melhorou, estimou a FGV, segundo o聽Valor Econ么mico. N茫o 茅 pouca coisa.

Quando o IBGE divulgou o resultado da economia no聽primeiro trimestre, as leituras correntes 脿 茅poca davam conta de que aquela alta de 1%, ainda muito dependente da agropecu谩ria, seria mero espasmo, com previs茫o de o PIB voltar a cair nos tr锚s meses seguintes. N茫o foi o que efetivamente aconteceu. O resultado oficial ser谩 conhecido em 1掳 de setembro, mas a atividade聽mostrou ter resistido at茅 脿 crise pol铆tica fabricada a partir de maio.

N茫o 茅 caso, 贸bvio, de euforia. Longe disso. H谩 um longo e pedregoso caminho pela frente para que o pa铆s retome um ritmo de produ莽茫o compat铆vel com as necessidades de quem tem que gerar vagas para 13,5 milh玫es de pessoas hoje ainda desempregadas e 26,3 milh玫es de brasileiros sem trabalho adequado, conforme o聽IBGE聽mostrou ontem.

Isso torna ainda mais impositiva, at茅 para evitar a聽explos茫o da d铆vida聽e das finan莽as p煤blicas, a agenda de ajustes e reformas contra as quais for莽as irrespons谩veis – ou mesmo incendi谩rias, como as ligadas ao antigo governo – se insurgem no Congresso. Para ir mais longe, ser谩 preciso muito mais. O esfor莽o para acelerar est谩 apenas come莽ando. N茫o atrapalhar j谩 ajudar谩 bastante.

– Carta de Formula莽茫o e Mobiliza莽茫o Pol铆tica N潞 1640

Ponto de vista

脷ltimas postagens

Instituto Teot么nio Vilela: SGAS 607 Bloco B M贸dulo 47 - Ed. Metr贸polis - Sl 225 - Bras铆lia - DF - CEP: 70200-670